A verdadeira medida de um homem

 

“A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e de desafio.”

                      Martin Luther King

Este pensamento surge na altura certa. Todos nós agimos mais ou menos de forma socialmente correta no dia-a-dia. Não temos por hábito ser grosseiros. Mostramos um ar pacato, simpático, até, cativante para algumas pessoas.

Mas, e quando começam a surgir os problemas? A nível laboral, por exemplo? Cerramos os dentes e fabricamos um sorriso mascarado, de quem supera tudo. A intranquilidade instala-se. Ficamos perturbados. O nosso cérebro é um turbilhão de ideias.

E, em vez de procurarmos consultar algum colega, ou após terminar o trabalho, caminharmos, tentarmos desanuviar as ideias, sem ninguém a perturbar, o que fazemos? Rumamos a casa, carregados com a fúria que não deixámos à saída do emprego e vamos descarregar sobre quem nos está mais próximo a raiva e a tensão acumuladas. Em suma, o nosso mau feitio.

Sejamos honestos, nos momentos críticos, não procuramos apoio, nem afeto, queremos amarfanhar. Mas este não é um homem ou uma mulher, são, naquele momento, miúdos mal-educados que devem ser deixados sozinhos até caírem em si e verificarem o disparate cometido. Um homem ou uma mulher de verdade procura o diálogo nos momentos difíceis, durante as lutas interiores que trava, busca a ajuda de quem lhe está próximo e a ajuda perante os desafios. Não combate, faz alianças.

Este é o meu tipo de homem e a mulher que gostaria de ser.

Obs.: Esta citação é uma das que recebo da organização I Have The Power, que integro como afiliada. Todos os dias me envia um Pensamento do Dia, para reflexão e que me permite encarar o dia-a-dia com outra perspetiva. Comigo funciona

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s