Uma forma de querer

Tenho um amigo, boa pessoa, mas com pouca paciência e bom conhecedor do vernáculo português, que tem uma faceta surpreendentemente meiga e sonhadora.
Vive sozinho por opção, porque deseja encontrar a companheira que sinta ser A TAL, aquela que o compreende sem ser necessário verbalizar o que lhe vai na alma. Como uma vez me disse, procura o mesmo que toda a gente: ser feliz. Para tal, quer encontrar a mulher dos seus sonhos, com a qual consiga estabelecer uma relação de cumplicidade, de amizade e de confiança, “alguém que não precise de mim para nada, mas que me queira […] para tudo.” Foi com esta breve citação que me explicou o que pretendia.
Andará à procura de um ideal impossível? Talvez. Mas por que se deverá conformar com uma relação mais ou menos satisfatória, na qual não se irá conseguir comprometer totalmente?!
Sabemos que quando não existe o compromisso consciente de ambas as partes para que um relacionamento resulte, o fracasso acontece, com dolo para os dois intervenientes. Daí que quando este meu amigo ambiciona tão alto, pode estar a deixar passar ao lado muitas possibilidades fantásticas; mas esse é um risco que apenas ele assume. Ninguém mais sai magoado.
Seria pior se optasse por prometer o céu a todas as mulheres com quem se cruzasse para, pouco tempo depois, as deixar, sob o pretexto de não se sentir verdadeiramente apaixonado.
No final, verificamos que este homem, com o seu mau feitio quando está com a “telha”, é muito mais cavalheiro do que certos sujeitos que orbitam em torno do género feminino, que não pronunciam um palavrão, mas cujas atitudes pouco nobres, de verdadeiros sabujos, magoam pela frieza e calculismo de que se revestem.

2 thoughts on “Uma forma de querer

  1. Intenso, profundo. Deixa em nós, leitores, uma janela aberta à reflexão. Absorve-nos e nos devolve ao nosso eu interior, ao verdadeiro valor da vida, à sua essência.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s